Arts and Crafts
( artes e ofícios, embora seja mais comum manter a expressão original) foi um movimento estético criado na Inglaterra em protesto aos produtos manufaturados da Era Vitoriana, na segunda metade do século XIX. Defendia a reforma no design, o artesanato criativo como alternativa à mecanização e a produção em massa, e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Dispôs de influência sobre diversos aspectos do ambiente que se desdobravam desde jardins e arquitetura, mobiliários, acabamentos, materiais e acessórios.
O movimento foi influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e do arquiteto Augustus Pugin, sendo liderado pelo socialista e medievalista William Morris. Defendiam que o ambiente de trabalho é capaz de moldar o caráter do indivíduo e que o Design possui grande influência sobre a sociedade. Os reformadores do movimento condenavam o uso indiscriminado de materiais, a ineficiência das formas, a divisão do trabalho e o excesso de ornamentos frequentes na produção em massa do século XIX. Pretendiam restabelecer a harmonia entre os setores de criação e produção, imprimindo nas suas criações o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da "Art Nouveau" e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura. O "Arts & Crafts" também teve grande influência para o posterior surgir da Bauhaus.
in, Wikipédia
1914
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe aqui o seu comentário em relação ao que sentiu ao experienciar a navegação por este blogue, e em especial nesta mensagem... Obrigada.